RSS

E ai, gelo ou bolsa de água quente?

28 Maio

Hoje vou falar sobre uma dúvida que sempre surge durante um tratamento. Não é incomum um paciente, ao iniciar um tratamento, nos questionar diante de um quadro de dor ou inchaço, se ele deve colocar gel ou bolsa de água quente.

Essas dúvidas ficam ainda maiores, se o que fizermos na clínica se contrapor ao que médico disse em consulta.

Calma, eu explico:

Aquela regrinha básica é sempre válida, na hora da lesão (fase aguda) coloca-se gelo; de 48 a 72  horas depois, coloca-se calor.

Mas por quê? – No momento  que você sofre uma lesão, uma entorse de tornozelo  por exemplo, o seu corpo cria um mecanismo de proteção, aumentando a quantidade de líquido sinovial (o inchaço é o acúmulo desse líquido) para que aquela estrutura não se sobrecarregue, pois esse líquido vai proteger a articulação de novas agressões, a partir dai começa também o processo inflamatório( é ai que entra o gelo), o sistema nervoso autônomo (aquele que não temos controle) identifica a lesão e envia  substâncias que fazem o processo de eliminar o agente agressor, e ele faz isso usando substâncias já presentes em nosso corpo previamente autorizadas pelas histaminas( que são substâncias envolvidas nos processos imunológicos do organismo). Só que o corpo não sabe que o agente agressor não está ali; porque no caso de uma entorse de tornozelo a lesão foi provocada por um agente externo, então ele inicia o processo de recuperação do tecido, mas não sabe a hora de parar, continua a aumentando o calibre dos vasos sanguíneos, continua emitindo  o líquido sinovial, continua aumentando a permeabilidade dos vasos, ou seja, continua permitindo que o corpo reaja a um “inimigo” que não está mais lá e é NESSE momento que o fisioterapeuta diz:       PÕE GELO!!!!!.

O gelo vai fazer o a caminho inverso, o frio tem a capacidade de fazer uma vasoconstrição, calma não estou falando grego, isso quer dizer que ele diminui o calibre (grossura) dos vasos sanguíneos, e de todas as estruturas envolvidas nesse processo, inibindo então o processo de inflamação, diminuindo a dor, que estava sendo causada pelo processo inflamatório.

Só que é claro, isso não acontece de uma hora para outra, por isso deve-se repetir o processo dia após dia, até 3 vezes ao dia, por no mínimo 20 minutos a cada aplicação, assim você vai enviar ao seu sistema autônomo uma mensagem implícita dizendo: ESTÁ TUDO OK AGORA, PODE PARAR”

E isso acontece, geralmente em até 48 a 72 horas após a lesão, mas isso nem sempre quer dizer que a inflamação acabou, por que nosso corpo está sempre em movimento, enviando pequenas informações de que as coisas não estão assim tão bem, fazendo com que continue inchando, doendo,  quente, etc. E é ai que entra o fisioterapeuta; ao reavaliar o paciente  ele vai pode dizer se o paciente  deve ou não continuar a colocar gelo. E normalmente temos por base a reclamação do paciente, mensurada normalmente pela dor.

Estabilizando o quadro de dor, apresentando  dores somente durante alguns movimentos, com inchaços episódicos, como por exemplo, ao subir e descer escadas ou durante caminhadas mais vigorosas, o tratamento segue com o intuito de recuperar estruturas lesadas, usando outros recursos da fisioterapia e também exercícios. Não havendo reação inflamatória importante, passamos a usar calor, para promover de uma maneira mais controlada tudo o que tentamos inibir ao colocar o gelo, por que durante o processo de cura precisaremos de oxigenação nos tecidos, de uma maior permeabilidade dos vasos, da vasodilatação dos mesmos, e isso é promovido usando calor.

Entorse de tornozelo agudo

Entendido? Espero ter sido clara, mas se ainda surgirem dúvidas me escrevam.

Ft. Sara Azevedo

Crefito 43.083

 

 
204 Comentários

Publicado por em 28/05/2011 em Fisioterapia

 

Etiquetas: , , ,

204 responses to “E ai, gelo ou bolsa de água quente?

  1. Juliana Alves

    30/05/2011 at 15:39

    Adorei o blog amigaaa…
    Super útil!!!!
    Bateu… Doeu… Coloca gelo que passa…
    rsrsrs

     
    • Clau.

      18/03/2013 at 20:01

      Adorei a explicação sobre o uso do gelo e calor no tratamento de entorses…os exemplos foram exatamente a sequencia da minha lesao! Objetivo e claro. Obrigada!
      Clau.

       
      • Sara Azevedo

        14/04/2013 at 14:18

        Obrigada, continue me acompanhando

         
  2. Renato

    03/08/2011 at 17:56

    Ft Sara Azevedo. Extremamente util, obrigado pelos esclarecimentos. Meu tornozelo esquerdo esta igual ao da foto.
    Minha duvida no entanto: posso forcar pisar com o pe no chao ou o ideal eh nao apoiar sobre a perna sob hipotese alguma?

     
    • Sara Azevedo

      04/08/2011 at 10:41

      Bem interessante sua dúvida, porém apesar de qualquer resposta minha o ideal é você procurar um médico, porque provavelmente tem uma inflamação e precisa ser cuidada talvez até com medicação.
      Quanto a colocar o pé no chão, depende um pouco do seu conforto para fazer isso, se você tiver dor não vai adiantar eu dizer que tem colocar o pé no chão porque você não vai conseguir , portanto nesse caso é MELHOR NÃO APOIAR. Até porque qualquer “entortadinha” que você der a inflamação (dor, inchaço, etc) vai piorar. Espero ter esclarecido suas dúvidas. E procure um fisioterapeuta e um médico para poder reverter esse quadro.
      Abços

       
  3. Icaro

    27/08/2011 at 05:55

    ola Sara tudo bem…?sou Capoeirista e e me passou o mesmo como o Renato…consigo andar mais me molesta um pouco…e nao posso ficar parado muito tempo .Normalmente..Quanto tempo mais ou menos demora a recuperaçao? eu coloco gelo 3 vezes ao dia…Muito obrigado pelas dicas abraços

     
    • Sara Azevedo

      17/09/2011 at 21:08

      Meu bem, precisaria de algumas outras informações, quanto tempo faz que você sofreu a lesão, se fez tratamento, se houve fratura, se está tomando medicamento, enfim…..Se for uma lsão comum de torcer o pé ou coisa assim, com o gelo e medicamento logo você estárá bem, mas não vá na capoeira nesse período, mas se tiver outras complicações ai pode demorar um pouco mais, mas não dá para precisar exatamente quanto tempo, cada pessoa é uma pessoa.

       
  4. Aloisio de Melo Sousa

    21/11/2011 at 19:34

    Parabéns pelo blog, me ajudou bastante…
    Obrigado !!!

     
    • Sara Azevedo

      21/11/2011 at 21:25

      Que bom que ajudei, visite o blog sempre…E continue me ajudando a tornar o blog útil. Grata Ft. Sara Azevedo

       
      • Edileuza

        19/06/2013 at 22:22

        Nossa! tudo que eu queria saber, muito bem explicado… parabéns!

         
  5. magda

    27/11/2011 at 13:30

    Olá Sara, devido a uma queda torci (contusão) meu pé esquerdo e cortei meu joelho direito…levei uns pontos….e no calor do desespero não coloquei gelo na hora. Meu pé ficou igual ao da foto, no hospital o médico colocou gesso, mas ainda dói muito e já estou no 7º dia, devo ir ao médico retirar esse gesso e ver como está? ou é um processo demorado mesmo? é normal ainda doer tanto?? Obrigada pela ajuda, sucesso com seu blog !!!
    Grande abraço.

     
    • Sara Azevedo

      27/11/2011 at 17:30

      Olá Magda, depois de qualquer lesão, se você foi ao médico, tomou os medicamentos necessários você não deve sentir uma dor tão grande. Sofreu fratura? Está tomando medicamento? Essas são perguntas imprtantes. Por que o médico engessou? E se está com uma dor insuportável VÁ AO MÉDICO, não é normal não.
      Mas são apenas 7 dias, alguma dor você vai sentir porque está muito recente. Mas como eu disse deverá ser apenas uma dor de lesão mesmo, se for algo além disso é bom dar uma olhada.
      Obrigada por acompanhar o blog, visite sempre…
      Abraços
      Ft. Sara Azevedo
      11 8584-8504

       
  6. cristina

    24/01/2012 at 21:51

    Oi Sara .. o blog esta ótimo.. passando informaçoes valiosas… torci meu tornozelo faz um mes.. fui no PS e o ortopedista disse que não fraturei nenhum osso.. mas o meu tornozelo continua um pouco inchado isso é normal?? marquei com u ortopedista más como é plano de saude só consegui para daqui a mais uns 15 dias…

     
    • Sara Azevedo

      02/03/2012 at 18:15

      Olá Cristina, desculpa a demora para responder…..Já deve até estar melhor, o edema é uma reação normal de proteção do organismo diante de uma lesão de qualquer natureza, coloque gelo isso vai aliviar, principalmente se você forçá-lo durante o dia com caminhadas excessivas, ou subir e descer escadas. E visite o médico ele pode indicar o mlhor tratamento para a dor, com medicamentos.
      Obigada por visitar o blog, continue nos visitando

       
      • Edileuza

        19/06/2013 at 22:40

        Olá Sara… Seu blog é muito interessante. Pode me responder uma dúvida?Fraturei o quinto metatarso do pé esquerdo há 52 dias, tomei medicamento nos primeiros 5 dias, e usei uma bota ortopédica por quase dois meses, só agora que o médico me liberou da bota, agora estou “aprendendo andar” novamente, tentando apoiar o pé no chão, não sinto dor, mas meu pé continua inchando, é normal?

         
  7. Fábio

    20/03/2012 at 22:18

    Olá Sara!

    Muito interessante a matéria.

    Abraço,

    Fábio.

     
    • Sara Azevedo

      20/03/2012 at 22:32

      Obrigada Fábio, continue por aqui….e se tiver dúvidas em fisioterapia e se eu puder ajudar estou a disposição. Abraço

       
    • Sara Azevedo

      28/03/2012 at 21:29

      vISITE-ME SEMPRE ABRAÇOS

       
  8. Beco

    27/03/2012 at 08:47

    Medico???
    Atenção. Muita atenção.
    Tive um esmagamento do pe em um acidente. Passei por 8 (oito) diferentes medicos e hospitais. Ortopedistas, neurologistas, vasculares, Cir. Plasticos e foi unanime: anti inflamatorio, antibiotico e repouso com o pe para cima.
    Conclusão: um principio de grangrena.
    Passei por uma nova junta medica e so depois de 30 sessões de camera hiberbarica e muito antibiotico o pe desinchou, diminuiu a infecção/ inflamação e nao precisei de cirurgia como muitos queriam.
    Ou seja: medico, mecanico, advogado, engenheiro e etc. São “titulos”.
    Profissional mesmo ta dificil de achar.
    Consultem VARIAS opinioes antes de tomar uma medida.

     
    • Sara Azevedo

      28/03/2012 at 18:40

      Olá, tudo bem? Poxa que experiência ruim não? Realmente ica dificil reconquistar a confiança passando pelo que você passou, graças a Deus o pior não aconteceu. Mas, apesar dessas experiências nada agradáveis é importante procurar ajuda médica (um profissional competente) quando alguma coisa não está dando certo.
      Você mesmo, quando encontrou a ajuda médica adequada da qual precisava, se livrou de um mal maior.
      Que bom que sua história terminou com um final feliz, me acompanhe sempre e no que eu puder ajudar cnte comigo.
      Abraço

       
  9. Dorgival

    19/04/2012 at 15:08

    oi Sara, bom olhei alguns comentários aqui e talvez você possa mim ajudar em algo,
    bom a 6 dias atras jogando futebol dei um carrinho lateralmente onde prende o pé esquerdo no chão onde houve o estralo grande e o lado externo do pé na junto vi o osso meio que fora do lugar mas ao mesmo tempo virando o corpo vi ele voltando pro lugar, logo em seguida no campo mesmo colocar-mos uma bolsa de gelo enquanto eu fui pro hospital, chegando la o médico viu que não houve fratura, pelo raio-x ele detectou que rompeu um ligamento e fez um teste segundo meu calcanhar, e disse que esse tipo de contusão tem gente que opera e tem gente que não opera e que não iria colocar gesso nem paleta mim recomendou usar gelo 3 vezes ao dia tomar Flancox e que usar-se uma bota com velcro e não colocar o pé no chão durante esse período, ainda continuo com o inchado e doendo não tanto mas quando tento esticalo para por no chão ele fica latejando d+, ouvi falar que eu antes de colocar gelo colocar no bacia água morna com sal grosso durante 15 mint. e depois colocar-se o gelo. isso ajuda?
    o que posso fazer para ter uma recuperação mais rápido, preciso de trabalhar poís sou autônomo e trabalho como TI e não posso ficar muito tempo parado, tem alguma coisa que eu possa fazer pra acelerar minha recuperação?
    ficar usando 15mint. de quente e 20 de gelo é bom?
    fico no aguardo de agradeço muito pela atenção.

     
    • Sara Azevedo

      23/08/2012 at 12:36

      Pelo que vc descreve de fato pode ter lesado algum ligamento e isso causa muita dor, o gelo é muito importante na fase aguda( até 24 horas da lesão), mas seria interessante vc fazer algumas sessões de fisioterapia, só assim para acelerar o processo de cura…. Desculpe a demora pela resposta, espero q já esteja bem e mande noticias abraço

       
  10. Fernando

    27/04/2012 at 09:19

    torci o tornozelo direito jogando futsal e a dor esta igual no segundo dia isso ta normal?Eu infachei o pé sem colocar gelo em momento algum agora posso tirar a faixa e colocar gelo?estou tomando antiinflmatorio

     
    • Sara Azevedo

      23/08/2012 at 12:38

      Pode e deve colocar gelo, mas de ainda esta doendo como no dia que machucou, cal procurar o medico ora radiografar para ver se nao houve alguma lesão no osso, ou outro exame pra ver se nao lesou ligamentos. Desculpe a demora para responder… Mande noticias grata. Abraço

       
  11. Inti

    30/04/2012 at 01:14

    Olá Sara, tudo bem? Minha situação foi a seguinte: torci o pé pisando num buraco na rua e pelo o que pesquisei, foi o entorse tipo 3, já faz 1 semana e continua inchado e ainda não consigo pisar. Não sinto dor, apenas quando tento pisar e deixo o pé pendurado, quando fico em pé. Fiquei 7 dias com a tala engessada e depois retornei ao ortopedista e coloquei a bota robocop. Com isso, continuo sem pisar, mas pude deixar o pé respirar e lavar com água quente, o que me deu uma sensação muito boa. O médico disse para colocar gelo 2 vezes ao dia e que para passar um tratamento específico precisa de uma ressonância magnética. Já está marcada para daqui 5 dias mas o resultado vai sair só no meio da semana que vem. Diante da sua explicação, a dúvida é: só posso colocar água quente depois que souber que não tive nenhuma lesão grave? Ou posso colocar mesmo assim até o resultado do exame? Agora no meu caso é gelo, água quente ou os 2? Obrigada! Abs, Inti

     
    • Sara Azevedo

      23/08/2012 at 12:43

      Esse é um típico caso que seria necessário uma avaliação, pois já passou a fase a fase aguda, nesse caso colocaria quente, mas ainda esta inchado e com dor, então colocaria gelo, mas vc se sentiu bem com o quente… Aí complica…. Coloque gelo até sair o resultado do exame como o Medico pediu e com o resultado em
      Mãos realize algumas fisioterapias, lá vc será melhor orientado. Grata e mande noticias

       
  12. Fábio Junio

    04/05/2012 at 00:07

    ola sara torci meu tornozelo em um jogo de futebol de campo na hora da torção deu um estalo que pensei que tinha quebrado então no ato fui substituído e coloquei gelo a dor que era d++ paro iso faz 3 semanas e meia mais na segunda semana depois da entorse fui tentar bater uma bolinha na quadra ainda estava com dor quando forcei a dor horrível voltou ai criei juízo e fui ao medico mais a dor sobe um pouco pra perna 4 dedos do ocinho pontudo do tornozelo axo que seria os nervos ou é músculo inflamado mesmo e também dói muto o tendão de aquiles não conseguia ficar na ponta do pé hj faz 5 dias que estou com a perna imobiliza com tala vou ficar até dia 12/05 ou seja 15 dias com muletas mais eu peguei muletas fais 3 dias ou seja tive que apoiar o calcanhar no chão pra me movimentar dentro de casa isso deixou a parte de baixo metade do gesso mole mais eu coloquei 2 meias e um meião por cima da tala isso ajudou a dar mais uma travada mais estou preocupado pois quando dou uma apertadinha com o dedo na perna doi estou com medo de não sarar até dia 12 apesar de estar tomando o remédio spidufen i ai sera que sara até dia 12 ???

     
    • Sara Azevedo

      23/08/2012 at 12:49

      Certamente nao sara até dia 12…. Vc deve retornar no médico, pois o gesso tem q sustentar a estrutura pra nao sofrer novas lesões, e colocar meia nao vai adiantar, pois ela não é rígida o suficiente. Procure o medico e fale sobre essa dor, o gesso pode estar colocado errado… E essa for da perna é que vc colocou o pé no chão sem poder, como os músculos estavam doendo e fracos por falta de uso, vc acaba forcando outros músculos para conseguir o apoio necessário e força esse músculos. Procure um médico e mande noticias. Abraço

       
  13. Rubens

    26/07/2012 at 16:27

    oi Sara boa tarde,

    parabéns pelo seu blog, meu pé esta como a foto, ja faz 15 dias, fui ao medico, e o mesmo me passou biprofenid 150 mg,nao houve fraturas por favor poderia fazer alguma observação sobre minha situação.

    desde ja agradeço

     
    • Sara Azevedo

      23/08/2012 at 12:32

      Oi Rubens , desculpe não responder antes, espero que seu pé já tenha melhorado. A região do tornozelo tem
      Uma recuperação mais demorada por conta do uso continuo, nosso corpo exerce uma sobrecarga continua sobre ele, e é inevitável uma maior demora na cura, mas se ainda estiver inchado sugiro colocar gelo por 20 min na região inchada com o pé elevado acima de 90 graus todos os dias… Espero ter ajudado, mande noticias

       
  14. Victor

    22/08/2012 at 08:13

    Gostei muito. Estou tentando me recuperar de uma torção no tornozelo que tive jogando bola, acontece que estou louco para voltar aos gramados(kkkk) mais ainda sinto certas dores e um pouco de inchaço.
    Um abraço Sara.

     
  15. Dorgival

    23/08/2012 at 20:06

    ola Sara tudo bem? após 4 meses tive uma entorse de tornozelo esquerdo em eversão de onde lhe fiz pergunta e hoje estou bem melhor, fiz ja 25 sessões de fisioterapia, mas ainda continou com o inchaço no tornozelo e meu pé ainda não tem o movimento pra cima completo esta com limitação. tambem tirei uma ultrasonografia e acusou Edema nas partes moles e tendinite no tibial posterior, mas não mostrou nenhum rompimento de ligamento estou tentando tirar uma RM pra obter mais detalhes. bom nao ter os movimentos é normal? ele continuar com inchaço? o medico disse que eu nao tomar-se anda pois naof aria efeito algum antibiotico isso e verdade? será que posso voltar a jogar meu futebol e nao vou sentir mais dor, pois sao 4 meses sentindo dor diarias e ainda continou mancando pouco mas manco.
    aguardo orientações e dicas suas sobre meu caso e quero agradecer por ter respondido a preimeira orientações e parabens pelo blog.
    fico no aguardo.
    abs

     
    • Sara Azevedo

      23/08/2012 at 23:34

      Antibiótico nao servira pra nada no seu caso, talvez um antiinflamatório… Mas é muito complicado eu tecer algum
      Comentário sem olhar, nem avaliar seu caso, de qualquer forma vc está no caminho certo fazendo fisioterapia, e a RM ajuda muito em casos como o seu de persistência de dor e inchaço para entender o que esta acontecendo, mas com as informações que eu tenho é o que posso dizer. Mas um bom ortopedista e uma boa fisioterapeuta podem te dar ad orientações sobre voltar ou nao ao futebol por exemplo.
      Espero ter ajudado, me escreva sempre. Abraços

       
      • Dorgival

        24/08/2012 at 10:49

        o medico disse que minha entorse foi grave, pois teve lesao dos ligamentos e minha fisioterapeuta vive dizendo o mesmo que isso demora muito e a previsao seria de mais unas 5 meses pra parar o inchaço e a dor, mas ando preocupado por nao poder obter o movimento completo do pe para cima entende? isso seria por causa do inchaço eu nao ter o movimento pra cima? qual antiflamatorio seria legal pra tomar? aguardando orientação. abs

         
    • Sara Azevedo

      23/08/2012 at 23:41

      Antibiótico nao servira pra nada no seu caso, talvez um antiinflamatório… Mas é muito complicado eu tecer algum
      Comentário sem olhar, nem avaliar seu caso, de qualquer forma vc está no caminho certo fazendo fisioterapia, e a RM vai ajudar muito para justificar a persistência de dor e inchaço, mas com as informações que eu tenho é o que posso dizer. Mas um bom ortopedista e uma boa fisioterapeuta podem te dar as orientações sobre voltar ou no ao futebol por exemplo.
      Espero ter ajudado, me escreva sempre. Abraços

       
      • Dorgival

        24/08/2012 at 19:45

        oi Sara eu aqui novamente lhe pertubando, bom ja que não tem como dar uma dica de um antiinflamatório, pelo o que esta descrito acima será realmente que eu nao possa voltar a jogar minha bolinha de final de semana sabado e domingo? relamente eu corro esse risco? e como te falei fazem 4 meses ja e ele mim pediu mas 5 meses realmente demora muito tempo assim mesmo? o que eu poderia fazer pra ajudar esse procedimento de recuperação? poís a 2 semana voltei a praticar academia e na esteira eu ando bem ate bem rapido, mas quando eu invento dar uma carrerinha sinto logo uma dor fina no maleolo medial onde nao consigo correr. e paro logico.
        isso realmente é normal nesses casos?obrigado mais uma vez pelas orientações que tem dado.
        abs

         
  16. Dorgival

    24/08/2012 at 19:45

    O seu comentário aguarda moderação.

    oi Sara eu aqui novamente lhe pertubando, bom ja que não tem como dar uma dica de um antiinflamatório, pelo o que esta descrito acima será realmente que eu nao possa voltar a jogar minha bolinha de final de semana sabado e domingo? relamente eu corro esse risco? e como te falei fazem 4 meses ja e ele mim pediu mas 5 meses realmente demora muito tempo assim mesmo? o que eu poderia fazer pra ajudar esse procedimento de recuperação? poís a 2 semana voltei a praticar academia e na esteira eu ando bem ate bem rapido, mas quando eu invento dar uma carrerinha sinto logo uma dor fina no maleolo medial onde nao consigo correr. e paro logico.
    isso realmente é normal nesses casos?obrigado mais uma vez pelas orientações que tem dado.
    abs

     
  17. abel

    05/11/2012 at 10:17

    legal seu artigo…..vlwww

     
  18. danilao

    22/12/2012 at 22:16

    Boa noite sara… Gostaria de trocar uma ideia… no dia 03/12 fiz uma cirurgia do menisco. Pois bem. Seria uma coisa simples.. pois bem.. nao sei se o medico fez alguma caca, ou forcei, o resultado é que estou completando 20 dias de cirurgia, ja fiz 3 pulçoes (sangue) e o joelho continua inchado. Faço gelo a cada 2 horas, exrcicios isometricos, fico de repouso e nada resolve. O medico que diz que vai melhorar.. Estou tomando nimesulida.. Estou pensando em mudar o remedio para o bi profenid. Ja tive bons resultados com esse remedio quando tive a lesao .Q final de ano q vou passar… um abraço.

     
    • Sara Azevedo

      23/12/2012 at 00:30

      Olá Danilo, primeiramente obrigada por acompanhar o blog. Bom, cada pessoa reage de maneira diferente às cirurgias, não da pra precisar se houve falha do médico, de qlq forma vc está com cirurgia recente, se vc não seguir as orientações e cuidados, o seu corpo vai responder com o processo inflamatório( inchaço, dor, vermelhidão). Portanto, sugiro que siga a recomendação do seu médico em relação a medicação e gelo, ao menos 3x por dia por 20. E o ideal é realizar fisioterapia. Mas se sente-se melhor com outro medicamento, ele poderá te orientar melhor, pois não sou a melhor pessoa a orienta-lo sobre isso.
      Espero ter ajudado. Abraços

       
  19. João

    31/12/2012 at 10:49

    Oi Sara. Estava procurando pela internet conselhos sobre lesões e encontrei o seu blog.
    Eu fraturei o pé há mais de 50 dias, o metatarso do segundo dedo pra ser mais exato, porém devido a uma ferida no peito do pé não engessei e até hoje está quebrado e uma parte incha fácil e escurece quando o pé vai pra baixo. Já fui muitas vezes no médico mas alguns não falam ou nem explicam direito.
    Pra diminuir o inchaço dessa fratura, seria com gelo ou compressa quente ?
    Obrigado.

     
    • Sara Azevedo

      31/12/2012 at 16:53

      Olá João, obrigada por acompanhar o blog. Se vc não estiver mais com a ferida no peite do pé nem com ele roxo vc pode fazer banho de contraste.
      Material: dois recipientes que caiba seu pé inteiro, um com água quente, porém não insuportavelmente quente, e no outro, água gelada
      A operação deve começar mergulhando-se o local atingido em água quente e por um tempo de 3 a 5 minutos (5 para casos mais graves ). Em seguida e sem descanso, passa-se à água gelada, por 1 ou 2 minutos (2 para casos graves ). Este seqüência deve ser repetida 3 vezes e, para encerrar a sess ão, volta-se a água quente por mais 3-5 minutos . Pode-se fazer isso até 4 vezes ao dia.

       
      • Sara Azevedo

        31/12/2012 at 16:55

        Mas é bom procurar um bom ortopedista pra acompanhar , 50 dias de lesão e ainda com muita dor, inchaço não é normal..
        Abraço e boa entrada de ano.
        Continue me acompanhando nesse ano que se inicia dra Sara Azevedo

         
  20. DARLAN LEMOS LEIVAS

    02/01/2013 at 11:34

    Boa tarde Sara. Talvez você possa me ajudar. Torci o tornozelo há quase um mês. Em seguida fiz uma radiografia a qual constatou que não houve problemas mais sérios nos ligamentos e o médico recomendou tratamento com gelo (3x ao dia), diclofenaco (3x ao dia). O problema é que o inchaço diminuiu, mas o problema é a dor nos ligamentos, pois não pude voltar a correr nem fazer esforço algum. Procurei um fisioterapeuta, grande amigo, que recomendou tratar com choque térmico, 3x ao dia, sendo 4min de água quente para 1min de gelo, assim até completar 15min. Novamente não houve resultado algum e continuo com dor local, sem inchaço, só dor.
    Caso você possa me ajudar, desde já agradeço pela atenção.

     
    • Sara Azevedo

      07/01/2013 at 10:20

      Você pode passar novamente no medico e tentar fazer uma ressonância magnética, que é mais detalhada, pois o rx só mostra lesões no osso. Pode ser que haja alguma lesão em músculos ou tendões que so aparecem em um exame mais minucioso. Mande notícias .

       
  21. Camilla

    17/01/2013 at 12:13

    Oi, tenho 28 anos moro na Australia e dia 01/01 comecei bem o ano fraturando a fibula numa queda de sk8, na hora da queda coloquei gelo. Depois de 3 horas tentei andar onde senti muita dor e fui para o hospital. Foi detectada uma pequena fratura na fibula, a tibula e nervos ou tendoes estao intactos. Estou acima do meu peso, 80kgs com 1,65. Estou engessada ha 3 semanas tomei nos primeiros 10 dias o antiflamatorio. Ainda sinto dor, nao muito forte mas uma dor chata onde ocorreu a fratura. Estou sem trabalhar indo so para a escola de ingles pela manha. Preciso melhorar o quanto antes!! Nao confio nos medicos aqui. Voce acha que seria bom tirar um novo X-ray? Obrigada

     
    • Sara Azevedo

      14/04/2013 at 14:21

      O rx é suficiente pra detectar uma fratura, a recuperação é lenta, tenha paciência, o organismo precisa se recuperar, tome os medicamentos, e faça fisioterapia abços continue me acompanhando

       
  22. Marcelo

    07/02/2013 at 13:49

    Sara fiz uma cirurgia hernia inguinal, e estou com a virilha e saco escrotal inchados e cor dor. Faz 7 dias já. Uso gelo ou calor? Obrigado. DR falou ser normal inchaço pois houve lesões ao retirar a hernia.

     
    • Sara Azevedo

      14/04/2013 at 14:24

      Na verdade se está inchado é indicado gelo, mas seria melhor confirmar com seu médico… Obrigada e continue me acompanhando

       
  23. joao jr

    11/03/2013 at 19:39

    OIE Sara! Estou com 1 mês com o tornozelo inchado Por causa de uma torção , oq faço p desinchar? obg

     
    • Sara Azevedo

      14/04/2013 at 14:25

      O gelo é a melhor opção, se já faz tempo (+ de 1 semana) seria interessante um banho de contraste (gelo e quente), mas consulte um ortopedista

       
  24. Ruimar De Paulo Costa

    09/04/2013 at 22:14

    ola sara adorei suas resposta queria perguntar?toci o tornozelo esquerdo a mais ou menos 8 dias nos primeiros dias tratei com gelo e dpois coloquei agua quente todos os dia imobilizei com faicha e tenho tomado remedio tosods os dias,hoje fui jogar bola mas meus movimentos estao limitados,caminho sem mancar mas doi quando corro o q devo fazer?

     
    • Sara Azevedo

      14/04/2013 at 14:27

      Oito dias é muito pouco pra vc voltar a correr não é, coloque gelo 3x /dia, fisioterapia e repouso

       
  25. Shirlene

    14/04/2013 at 13:41

    olá Sara, torci os dois tornozelos na mesma queda, mas o esquerdo ficou pior, doi bastante e está inchado, foi ontem.Hoje doem menos, mas ao firmar os pés ao chão incomoda bastante…fui ao PS, tomei antinflamatório, e emplastaram meus pés, contudo ainda é viável usar o gelo?

     
    • Sara Azevedo

      14/04/2013 at 14:28

      Claro, gelo 3 vezes ao dia, mas que falta de sorte Hein, os dois de uma vez?!?
      Medicação, repouso e gelo 3x/dia

       
  26. andre marques

    27/04/2013 at 10:04

    sara tudo ..bem..queria tira uma duvida..eu cai de moto e trinquei o osso da perna aquele fino..usei uma tala de gesso..por 15 dia ..acabei d tira ..quero saber si eu posso indo força as pouco ou tenho que fica de cama..a perna esta enchada..e roxa..me ajuda ai …

     
  27. Veronica Faleiro

    07/05/2013 at 14:19

    Olá querida, gostei muito da matéria e viajando na net achei seu blog, estou passando por um período ruim pois torci o tornozelo, depois das suas respostas fiquei até mais tranquila ,estou fazendo tudo certinho, ortopedista e fisioterapia etc. Só gasto … mas para ficar boa tudo é válido. Abraço!!!

     
    • Sara Azevedo

      07/05/2013 at 20:30

      Agradeço a visita…. Você está no caminho certo… Saúde em primeiro lugar…. Visite-me sempre

       
  28. valdir

    15/05/2013 at 22:40

    ola sara achei superinteressante o blog ,vc é bem tenciosa parabensss…fiquei curioso no que vc citou ¨bannho de contraste¨..gostaria de saber se no tratamento posso seguidamente usar o gelo e o quente juntos obrigado

     
  29. pablicio

    19/05/2013 at 01:18

    ola sara eu torce meu pe esquerdo no futebol e fui ao medico e ele colocou uma tala no meu pe e mim passou um medicamento so ja estou no 9° dia e ainda estar inchado e roxo em agumas partes o q eu faço

     
  30. Pablicio Santos

    19/05/2013 at 01:25

    ola Sara eu torci meu pe em um jogo de futebol e nao coloquei gelo na hora e fui ao medico ele so colocou uma tala no meu pe e disse q eu tirace com dez dias mais eu tirei com nove e estava roxo e inchado ainda e o medicamento q ele passou era pra tomar durante cinco dias mais nao ouve resultado nem um oq eu faço agora

     
  31. Romualdo Rodrigues

    15/06/2013 at 14:34

    Grande Sara,
    Necessito de uma orientação no que tange à colocação do gelo ou água quente, sofri fratura no primeiro e segundo metatarso, passei por cirurgia onde fios ficaram alinhando os mesmos durante um certo período. Pois bem, se passaram 8 meses desde a cirurgia, já realizei fisioterapia e obtive o retorno dos movimentos do pé, no entanto, quando caminho ou pratico atividade física o mesmo pé ainda incha um pouco, é normal ? esse inchaço vai permanecer ? e qual o tratamento é indicado entre água quente e gelo ? grande abraço e parabéns pelo blog.

     
  32. Edileuza

    19/06/2013 at 23:19

    Olá Sara… Seu blog é muito interessante. Pode me responder uma dúvida?Fraturei o quinto metatarso do pé esquerdo há 52 dias, tomei medicamento nos primeiros 5 dias, e usei uma bota ortopédica por quase dois meses, só agora que o médico me liberou da bota, agora estou “aprendendo andar” novamente, tentando apoiar o pé no chão, não sinto dor, mas se eu não repousar, meu pé fica inchado e vermelho da metade do pé até os dedos. O que fazer para evitar edema?

     
  33. Renato Silva

    19/06/2013 at 23:43

    ola sara blz, tem uns 25 dia que quebrei meu tornozelo direito do lado de fora,o medico mandou por o gesso porem tive meu convenio suspenso e nao pude continua o tratamento,estou aguardando ser atendido pelo sus,mas como o gesso nao tinha sido bem colocado tive q arranca ,o medico de antes disse q talvez e necessario opera,ou nao o posso fazer ta muito dificil estou com medo de coloca o pé no chao .

     
  34. Romualdo Rodrigues

    27/06/2013 at 20:17

    Necessito de uma orientação no que tange à colocação do gelo ou água quente, sofri fratura no primeiro e segundo metatarso, passei por cirurgia onde fios ficaram alinhando os mesmos durante um certo período. Pois bem, se passaram 8 meses desde a cirurgia, já realizei fisioterapia e obtive o retorno dos movimentos do pé, no entanto, quando caminho ou pratico atividade física o mesmo pé ainda incha um pouco, é normal ? esse inchaço vai permanecer ? e qual o tratamento é indicado entre água quente e gelo ? grande abraço e parabéns pelo blog.

     
  35. Pablo Furlan

    14/07/2013 at 14:59

    Aconteceu isso comigo hj, qndo vi essa imagem até achei q era do meu pé, mas o médico imobilizou, não seria melhor colocar no lugar???

     
  36. Anderson schroeder

    15/07/2013 at 17:50

    Eu torci meu tornozelo, estou com medo de nao poder jogar mais futebol…….eu sinto que meu pé esta bamba mexo e ele faz movimentos que nao é de meu controle

     
    • Sara Azevedo

      08/09/2013 at 22:32

      Siga o tratamento adequado, tenha paciência que vai dar tudo certo. Abços

       
  37. gil oliva

    21/07/2013 at 00:26

    Veja bem gastei dinheiro em 4 consultas e nenhum desses mnedico me deu uma explicação tão simples e direta ao assunto

    por favor liga para mim estou com artrite e voce me fez dormir outra vez

    42171616 42170666 986328862 Gil

     
    • Sara Azevedo

      21/07/2013 at 13:51

      Obrigada, espero que esteja melhor!!! Continue me acompanhando !!!

       
      • gil oliva

        21/07/2013 at 13:55

        obrigado Sara, mas eu preciso saber se voce é fisioterapeuta

         
      • Sara Azevedo

        21/07/2013 at 14:19

        Sim sou fisioterapeuta !!!

         
      • gil oliva

        21/07/2013 at 14:35

        Então por favor marque uma consulta pois estou no começo da artrose e preciso urgente

        de tratamento , estou ja com o indicador direito sem movimento e sou viciado em tenis .

         
      • Sara Azevedo

        21/07/2013 at 14:35

        Sim sou fisioterapeuta

        Enviado via iPhone

         
  38. MARILENE SANTOS DE JESUS

    03/09/2013 at 09:57

    OLÁ SARA BOM DIA, A RODA DA MOTO PASSOU NO MEU PÉ ESQUERDO ENGESSEI O PÉ O MEDICO FEZ UM RAIO X E DISSE QUE FOI UMA ENTORSE ,JA FAZ 17 DIAS ECONTINUA DOENDO MUITO MESMO TOMANDO OS MEDICAMENTOS,QUE DEVO FAZER?
    OBRIGADA MARI

     
    • Sara Azevedo

      03/09/2013 at 10:07

      O ideal é procurar o medico, não é normal doer tanto…. Mas pode colocar gelo 3x/dia por 20′ que ajuda a melhorar

       
  39. Romualdo Rodrigues

    08/09/2013 at 00:24

    Oi Sara, te mandei essa postagem há um 3 mêses aproximadamente e não obtive resposta, se possível me dê uma atenção pois a dúvida persiste… Obrigado

    Necessito de uma orientação no que tange à colocação do gelo ou água quente, sofri fratura no primeiro e segundo metatarso, passei por cirurgia onde fios ficaram alinhando os mesmos durante um certo período. Pois bem, se passaram 8 meses desde a cirurgia, já realizei fisioterapia e obtive o retorno dos movimentos do pé, no entanto, quando caminho ou pratico atividade física o mesmo pé ainda incha um pouco, é normal ? esse inchaço vai permanecer ? e qual o tratamento é indicado entre água quente e gelo ? Ainda sinto uma pequena dor no Hálux e na articulação do pé após uma atividade física mais extensa… Gelo ou água quente ? grande abraço, agradeço a sua atenção e parabéns pelo blog.

     
    • Sara Azevedo

      08/09/2013 at 01:20

      Olá Romualdo desculpe não responder antes, então, se esta tudo ok com os movimentos e a dor só aparece durante esforço, pode colocar gelo após uma atividade física intensa….

       
  40. MARILENE

    08/09/2013 at 19:11

    OLÁ SARA BOA NOITE! EU FUI AO ORTOPEDISTA E ELE FEZ UM RAIO X CONSTATOU QUE TEM UMA FRATURA ENGESSEI O PÉ DE NOVO VOU FAZER REVISÃO QUARTA FEIRA,QUANTO TEMPO DEMORA PARA CONSOLIDAR A FRATURA
    OBRIGADA MARILENE

     
    • Sara Azevedo

      08/09/2013 at 22:31

      Depende de cada pessoa, da composição óssea de cada um. Em geral o medico determina um período de gesso e você volta para realizar novo rx…

       
  41. MARI

    20/09/2013 at 17:26

    SARA BOA TARDE JÁ TIREI O GESSO DO PÉ MAS CONTINUA A DOER ,SÓ CONSIGO ANDAR COM O AUXÍLIO DA MULETA E ESTA MUITO INCHADO , TEM 3 DIAS QUE TIREI O GESSO, É NORMAL ESSE PROCESSO EM CONTINUAR DOENDO.
    OBRIGADA!

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:46

      Claro, ainda está em fase de recuperação… Faça fisioterapia, nessa fase é ainda mais importante abracos

       
  42. Adriana

    28/09/2013 at 21:48

    Olá Sara…gostei muito da sua expilcação. Estou com um problema-torci o joelho, na hora não doeu muito, depois ficou um pouco dolorido…fui no hosp. me receitaram gelo, e tomei tandrilax por 6 dias….não adiantou..então amanhã termino os 10 cp de bi-profenid, mas só melhorou uns 60/70%…gostaria de saber se posso continuar tomando em doses diarias por mais uma semana?? grata, abs, Adriana

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:45

      Só o médico poderá responder essa pergunta, não entendo nada de medicação!abracos

       
  43. solange morais

    29/09/2013 at 11:37

    Sara tenho 60 anos e dia 11 de agosto torci o tornozelo o qual quebrou um ossinho usei a bota ortopedica durante 40 dias e com acompanhamento medico agora dia 20 de setembro fui ao ortopedista e graças a DEUS tudo certo osso coladinho,so que o pe continua inchado e isso ta me dixando nos nervos que so DEUS sabe esse inchado é normal ?sabe Sara a torssao foi muito forte ,mas agora ta colado soesse inchado que ta me incomodando coloco toda noite na agua quente com sal e vinagreo que vc me recomenda obrigada pela sua atençao bjs

     
  44. Luciano

    09/10/2013 at 18:05

    olá, estou com problemas! kk, eu comecei a sentir dor no ombro enquanto fazia academia, e então depois de 3 semanas com dor fui no médico, tirei um raio-x e um ultrassom do ombro, e no ultrassom foi constatado uma (lesão articular leve). A partir disto, o médico me recomendou tomar uma injeção anti inflamatória junto com alguns comprimidos e colocar gelo 7 dias.
    Acontece que depois de uns 5 dias (eu ja parei de colocar gelo pois senti muito melhor) mas logo depois começou a doer novamente no mesmo lugar (na pontinha do osso do ombro) voltei no médico e ele disse repouso de 21 dias. Logo me recomendaram 10 sessões de fisio, fiquei as 10 sessoes naquele aparelho levando “choquinhos”.
    Mas entao, ja fazem 4~5 meses q estou com a dor, sem resultados resolvi por conta propria colocar gelo, e dps de uns 10 dias colocando gelo senti uma melhora muito boa (a dor praticamente havia sumido!), logo praticamente sem dor suspendi o gelo, mas com o passar do 3º dia acordei com dor denovo, e agora voltei a colocar gelo já fazem 3 dias e parece que está melhorando denovo. Ja estou muito chateado com isso, pois gosto de academia e exercicios fisicos, sou muito ativo.
    Obs: a minha dor é só no momento que forço o ombro fazendo um movimento(como pegar peso), se eu ficar sem fazer esforço nenhum apenas vivendo normalmente, ele só doi as vezes.

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:43

      Precisa fazer exercício de reabilitação ( não vale o da academia) e só choquinho não adianta! Procure uma fisioterapeuta (aqui ó Rs) … Boa sorte abraco

       
  45. César

    10/10/2013 at 18:14

    Oi Sara, fraturei meu tornozelo a 40 dias atras, estou usando a bota imobilizadora e fazendo fisioterapia, mais quando tiro a bota pra colocar o gelo o tornozelo volta a ficar inchado. Por que será ? Vai demorar a recuperação ? Eu agradeço, ótimo seu Blog. Parabéns.

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:41

      As vezes demora, mas cada um é cada um! Boa sorte abracos

       
  46. César

    10/10/2013 at 18:24

    A, esqueci de ressaltar, o meu médico mandou colocar gelo, mais acho estranho tanto tempo e ainda continua inchado apos tirar a bota, 40 dia é muito tempo pra uma fratura tão pequena igual a minha, cerca de 3 centímetros apenas.

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:37

      Não existe critério… Cada caso é caso… Cada pessoa reage de um jeito, faça o tratamento corretamente que tdo dará certo. Abracos

       
  47. Bruna de Oliveira

    10/10/2013 at 21:26

    Ola Sara eu torci meu pé e tinha duvidas pois 13 dias e ainda não desinchou mais vc me ajudou muito ….obrigado

     
  48. Matheus Messias

    10/10/2013 at 21:54

    Sara, me machuquei jogando futebol como faço pra fica bom bem rapido foi no calcanhar a lesão

     
  49. MARILENE

    22/10/2013 at 10:37

    SARA, TD BEM, FIZ 2 MESES DE FRATURA ; O MÉDICO MANDOU FAZER FISIOTERAPIA,MAS CONTINUO SENTINDO MUITAS DORES FORTES, E INCHA MESMO QUANDO FICO COM ELE PRA CIMA E O PÉ FICA ESQUENTANDO,JÁ TOMEI UMAS SEIS CAIXAS DE REMÉDIOS, MESMO ASSIM NÃO CONSIGO DORMIR DE NOITE DE DOR , E NÃO CONSIGO COLOCAR O PÉ NO CHÃO .EU GOSTARIA DE SABER SE ISSO É NORMAL, POIS JÁ ESTOU FICANDO DESESPERADA.ESTOU COM MEDO DE HAVER ERRO MÉDICO..TEM UMA FRATURA NO TORNOZELO E PÉ.
    POR FAVOR MIM AJUDE!
    MUITO GRATA,
    JESUS TE ABENÇÕE!

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:35

      Não é comum não, procure outro médico para uma segunda opinião…

       
  50. Altair Bernardo Júnior

    24/10/2013 at 20:18

    Sara, boa noite !

    Recebi de presente de um amigo, em um treino, um forte chute na panturrilha direita.
    Contando com o dia de hoje são 5 dias desde a pancada, detalhe que no dia do ocorrido e no segundo dia eu trabalhei (sou garçom) e andei de bicicleta, achando que não era nada tão sério.
    No terceiro dia para minha surpresa meu tornozelo e pé estavam um tanto inchados e com uma mancha de sangue de cor escura abaixo do tornozelo, na parte interna do pé. Tem também uma mancha esverdeada na lateral da panturrilha (local da pancada), que dói ao ser tocada, não esta mais latejando como nos 3 primeiros dias.
    Indo ao médico colocaram uma tala para imobilização e pediu para tomar um anti-inflamatório e fazer uma ultrassonografia para saber o estrago real.O obstáculo que encontro é esse exame, já que dependo do SUS e fiquei sabendo que demora em torno de 6 meses para marcar essa ultrassonografia.
    Em casa retiro a tala uma vez ao dia para tomar banho e colocar gelo.
    Minha dúvida é:
    penso que na do pé que esta com sangue internamente, seria melhor compressa quente para melhorar a circulação e desfazer a macha; e na panturrilha, o local da pancada, seria compressa quente para aliviar os músculos, estou certo ?
    o choque térmico pode fazer bem, em qualquer desses machucados ? ou devo realizar as compressas diferentes e em horários diferentes nas partes ?
    O atendimento que tive foi muito breve, durou no máximo 5 minutos, acredite!
    Ufa … acho que é só isso tudo ! hehehe
    Desde já agradeço e fico no aguardo, tenha um ótimo final de semana e parabéns por sua boa vontade e força de vontade.

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:34

      Desculpe a demora, espero que tenha melhorado, mande notícias. Abraços

       
  51. marilene silva

    30/10/2013 at 13:54

    olá sara tive uma lesão na fíbola direita á 3 meses a 14 dias faço fisioterapia mas ainda não consigo andar direito doi muito o que eu faço. obrigado. me responda estou muito desesperada.

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:32

      Continue a fisio, às vezes o tratamento é longo mesmo, mas se não estiver melhorando nada avise seu médico pra que ele possa reavaliar

       
  52. maciel

    30/10/2013 at 14:30

    ola eu torci meu tornozelo jogando fut ja fiz mais de 40 fisio to tomando um remedio um tratamento de 3 messes com Artico sufato de glicosamina + sulfato sodico de condroitina ja faz 2 messes que to tomando e nao to vendo resultado meu tornozelo doi quando jogo depois do jogo ele fica meio travado do desanimado com meu tornozelo ja faz 8 messes que torci nao sara

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:31

      Esse medicamentos precisam ser tomados continuamente por no mínimos 6 meses, pois eles ajudam a recuperar a articulação o que não ocorre de uma hr para a outra…tenha paciência e faça o tratamento corretamente

       
  53. daisy

    15/11/2013 at 15:10

    olá sara boa tarde achei muito bom o seu blog

     
  54. Thatiana

    17/11/2013 at 10:58

    Olá Sara ,Tudo bem ? sofri um acidente e torci meu pé o meu tornozelo ficou muito enxado só que como torci na hora a parte de cima do meu pé ralou no chão e formou uma grande ferida hoje tem 13 dias que fico só de repouso sem contato com o pé no chão a ferida secou e o tornozelo continua um pouco enxado e dolorido ao mexer ,e quando eu tento colocar o pé para baixo a ferida queima muito arde muito ,será que posso tentar pisar com força ?estou meia insegura

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:28

      Faça fisioterapia que se recuperará logo!! Não force pois pode machucar mais e piorar o caso

       
  55. Kássia

    17/11/2013 at 23:10

    Sara dei mal jeito no meu pé e ele esta inchado e doendo muito, e coloquei gelo umas 3hrs depois, só que quando eu coloco o gelo começa a doer muito mais, é normal isso?

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:27

      Se o gelo piora, tente o quente, caso contrário comunique seu médico. Abraco

       
  56. sandra

    29/11/2013 at 20:37

    Luiz Olá Sara, já tem 3 meses que quebrei o peito do pé, e já tomei varias caixas de remédio e usei a bota cirúrgica mas continua doendo e inchado oque posso fazer para amenizar a dor..
    Aguardo a resposta

     
  57. Celso

    09/12/2013 at 23:29

    Ola Sara! Por favor, gostaria de saber em caso de um pequeno inchaco no rosto e dor a palpacao por causa de uma anestesia, que eu acho que foi mal feita pelo meu dentista, por causa de uma restauracao do canino superior. Ele passou antinflamatorio e antibiotico, tomei q ate agora melhorou muito pouco e ja tem uns 15 dias isso, devo colocar gelo ou calor?

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:26

      No seu caso usaria gelo, mas tem critério para fazê-lo, não é só colocar e pronto…. Tem que procurar o fisioterapeuta que poderá fazer-lo com se deve, procure um. Abraço

       
  58. Adilson Ricardo de Lima

    10/12/2013 at 21:09

    boa noite Sara tive uma ruptura do menisco passei por cirurgia faz dois meses mais ainda não tenho segurança ainda incha um pouco principalmente quando forço muito, minha dúvida é a seguinte será que voltarei a poder jogar bola e outros esportes fazia muay thay, sera que vou poder voltar um dia com segurança ou tem algum risco desde já agradeço.

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:22

      Tb operei o menisco, hj corro 10km/dia, mas PRECISA fazer fisioterapia se quiser voltar a jogar bola…. PRECISA MESMO

       
  59. Mariane Cruz Costa

    15/12/2013 at 00:20

    Oi sara. Eu torci o pe e o medico mando colocar a tala por 7 dias e passo antiinflamatorio por 10 dia. O antiinflamatorio eu tomei direito mas a tala eu tirei com 4 dias. O pe con tinuo doendo e eu mancando. Voltei no medico e ele engesso por 8 dias.dessa vez fiz direito so que depois o gesso, isso ja faz 2 dias, meu pe ainda doi principalmente a noite e eu não consigo andar direito. Isso é normal?

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:21

      Precisa fazer fisioterapia para recuperar a função muscular e aliviar a dor, normal não é, mas é esperado!!

       
  60. Tatiane

    15/12/2013 at 23:34

    Olá Sara boa noite! Tive uma fratura no 5º metatarso do pé esquerdo, usei uma tala durante três dias e estou com gesso há 13 dias, amanhã tenho consulta para verificar se posso retirar o gesso, ao menos para trocar pela robofoot, será possível? E às vezes sinto latejar, mas não é dor, mesmo com o gesso, é normal?

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:13

      Só o médico pode avaliar o que está de passando, não da pra dizer sem olhar. Abraco

       
  61. braga

    19/12/2013 at 05:21

    E a bolsa de agua qunte quando se coloca?

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:12

      Bolsa de água quente após 48hs da lesão… Ressalvas, releia novamente o post q vc entenderá melhor! Abraços

       
  62. Bruna

    28/12/2013 at 20:26

    Olá Sara.
    Entao, tive uma torçao no meu pé esquerdo andando de salto. Isso ja está com mais de 2 meses, cheguei a ir ao ortopedista me passou 2 tipos de antiflamatorios, porém so tomei um e o msm pediu um rx do tornozelo. Ao retornar ao médico com o resultado do rx como nao era o msm q eu havia ido anteriormente disse q o rx tava normal e q eu n precisava tomar mais o antiflamatorio pois n iria servir de nada e me passou para fazer fisioterapia sem se quer olhar para o meu pé e mandou comprar uma tornozeleira, para tirar so na hora de dormir e qndo estiversse na fisioterapia. Acabei q nao fazendo fisioterapia. Ainda ha chances de voltar ao normal, caso eu inicie as sessoes? Estou proibida de usar salto por tpo inderterminado. O que me deixa triste :/
    Aguardo.

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:11

      Sem tratamento é possível que tenha dor toda vez que exija um pouco mais dele. Se não cuidar, não espere milagre!!

       
  63. FERNANDO

    04/01/2014 at 12:43

    sara socorrooooo !!! tenho uma lesão no ombro . peguei um peso há uns 6 meses e meu ombro dói sempre quando estendo o braço para frente e movimento para minha direita. a lesão já faz esse tempo todo pelo que li de vc tenho que colocar quente e não gelado. certo? como se coloca bolsa quente ?

     
    • Sara Azevedo

      04/01/2014 at 12:49

      Olá Fernando, de fato quando se tem muito tempo que machucou coloca-se, mas no caso do ombro é uma articulação que inevitavelmente se movimenta muito mesmo que não se queira, então ocorre um “agudização” da inflamação e em casos agudizados utiliza-se gelo 3x/dia no local da dor por 20min cada vez…..
      Mas procure um médico pra avaliar melhor as causas dessa dor pra que vc possa tratar corretamente
      Espero ter ajudado abraços

       
  64. FERNANDO

    04/01/2014 at 13:01

    oi sara. meu caso é complicado. fui em varias especialidades e fiz vários exames e não foi diagnosticado nada. o caso é o seguinte : como tenho a perna muito fina e 9 anos atras estava no exercito e meus colegas aplicavam no músculo vitamina de cavalo conhecida como BCAA, é claro que a dose era minúscula 1 ml somente mas tinha resultado, aí pedi para me aplicarem na panturrilha, e parece que atingiu o tendão de aquiles somente de uma perna. estou a quase 10 anos com esse problema. meu tendão parece que encurtou. quando fico em pé com as pernas estendidas não consigo levantar o pé direito com o calcanhar no chão, eu já forço pra esticar a perna. está horrível pra mim. pode me dar alguma orientação ?

     
    • Sara Azevedo

      04/01/2014 at 14:24

      Infelizmente não estou no consultório hj

       
      • fabio

        13/01/2014 at 17:24

        Ola sara…
        Tive uma entorse a 3 semanas. Nao tenho dores quando ando sem muletas mas fica um pouco inchado. Devo deixar de esforcar o pe ou e normal e posso deixar as muletas em casa?
        Obrgd

         
  65. FERNANDO

    04/01/2014 at 13:07

    sara não tem um telefone fixo ? celular interurbano sai muito caro .

     
  66. Josivaldo Rios

    06/01/2014 at 15:13

    Olá Sara… torci meu tornozelo a cerca de um mês, sinto poucas dores se forçar muito, porém, o que esta me incomodando agora é o tendão de aquiles… essa é minha duvida pq o tendão veio doer agora? ja q quando torci o tornozelo, eu so sentia dores no tornozelo e o tendão estava normal?
    grato
    J.Rios

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:09

      Provavelmente vc deve ter mudado a pisada por causa da dor q tinha, o que provocou uma adaptação do tendão à nova posição e como vc voltou a pisar “normal” o tendão está se readaptando….. Mas procure um médico ele poderá responder melhor…. É só uma hipótese

       
  67. edmilson

    27/01/2014 at 23:13

    oi sara boa noite quero te perguntar uma coisa minha esposa fez uma cirugia de cezariana pos ela teve pre ecamplise e sua perna esta muito enchada sera que posso fazer complexa com agua quente mim responda porfavor

     
    • Sara Azevedo

      28/01/2014 at 06:32

      Oi Edmilson, obrigada por acompanhar o blog, respondendo sua pergunta, a água quente vai piorar o quadro de inchaço, pois o calor aumenta o fluxo de sangue na região e isso ela não precisa. O ideal seria fazer umas sessões de drenagem
      Linfática, para drenar esse líquido que está “parado”, sobretudo com esse calor pode piorar….. O gelo Tb não é indicado…..sugiro, de novo, drenagem linfática, caso queira podemos marcar uma avaliação, você está em que região??
      Mais

       
  68. Eliel silva

    22/02/2014 at 23:27

    oi sara !cai de uma altura de aproximadamente 2,5 mt, e meu pé esquerdo esta normal!mas quando ando sinto uma dor forte .o acidente aconteceu hoje!
    o que fazer sara?

     
    • Sara Azevedo

      23/02/2014 at 01:13

      Nesse caso aconselho procurar um médico para ver se não sofreu alguma fratura…. Coloque gelo até procurar o médico e evite apoiar o pé
      Boa sorte

       
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:07

      Desculpe a demora, espero que tenha procurado um Medico

       
  69. norma de oliveira batista

    12/03/2014 at 13:03

    Boa tarde, Sara! Minha filha tb se chama Sara e é tão linda quanto vc. rs
    Então: Descobri o seu site pq entrei pesquisando sobre joelho torcido e estou achando perfeito , pela atenção que vc dá para todos.
    Sara, no final de janeiro, dia 28, apoiei meu pé direito em uma arvore para podar e a outra perna ficou na escada. Tem a minha escada e do lado uma cerca de arame onde tem uma arvore. Então meu pé escorregou da arvore e quando ví tinha caído de costas lá embaixo. Sentí uma dor forte no joelho esquerdo, com muito custo consegui apoiar e sentar e chamar minha sobrinha para me ajudar. No PA o medico constatou apos RX, dois dedinhos do pé direito fraturado e o joelho esquerdo torcido. Ele mobilizou os dedinhos e o joelho disse que só gelo três vezes ao dia. Um mês depois voltei e meu joelho nao sarado e me enviou para outro ortopedista, pq no PA não tem tratamento para este tipo de caso. O ortopedista me pediu entao uma ressonancia magnetica, para depois me falar se faço fisioterapia ou se opero. O pior é que aguardo pela prefeitura e o negocio é demorado. Continuo com meu joelho me incomodando, ando mancando e estou morrendo de medo de passar meu resto de vida mancando. As pessoas ficam olhando e devem pensar que já entreguei os pontos e fiquei velha de vez. Tenho 53 anos. O que faço? Muito obrigada! Deus a abençoa.

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:06

      Só o médico vai poder dizer, depende do for diagnosticado no exame… Não da pra saber assim sem olhar

       
  70. Luciano D'avila

    15/03/2014 at 18:30

    OLÁ, EU FRATUREI MEU TORNOZELO, PASSEI UM MÊS E MEIO COM A BOTA E FUI ALTORIZADO PELO MÉDICO A TIRAR A BOTA, MAS QUANDO EU ANDO, NÃO CONSIGO FLEXIONAR O PÉ PARA FAZER O MOVIMENTO, PARTE DO PÉ E A PARTE DO TENDÃO DE AQUILES DOEM MUUUITO, O TORNOZELO ESTÁ NOVINHO EM FOLHA MAS O RESTO DO PÉ DÓI DEMAIS, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO ??

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 22:59

      Se vc ficou imobilizado sem tirar a bota provavelmente vc perdeu massa muscular e dói pq ficou muito tempo sem movimentar, precisa fazer fisioterapia pra retomar os
      Movimentos e melhorar a dor no restante do pé!!

       
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:04

      Precisa fazer fisioterapia para aliviar dor, está doendo pq ficou muito tempo imobilizado provavelmente

       
  71. Bartolomeu R. Sousa

    23/04/2014 at 07:44

    Olá Sara, gostei muito desta explicação, muito boa mesmo, mas estou com um problema e gostaria de saber se pode me ajudar, estou com suspeita de túnel dom carpo já há algum tempo, estou aguardando para fazer um exame para ver exatamente o que é, mas enquanto não sai o exame tenho que trabalhar e dói muito, uma dor que vai do punho até o ombro. Gostaria de saber se neste caso uso compressa de gelo ou compressa quente?

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:03

      Na verdade deveria usar gelo se o problema vem do punho, se ele estiver inchando, mas túnel do carpo ,ainda mais irradiando para o ombro, precisa cuidar direito!! Evite movimentos repetitivos que podem piorar sua dor

       
  72. joseane da silva

    26/04/2014 at 21:18

    amei seu artigo, torci meu tornozelo direito ontem inchou bastante na região mais eu conseguia ficar em pé com um pouco de dor mais nada tão insuportável fui ao medico ele me receitou um anti inflamatório e uma injeção voltarem e passar bastante gelo na região e só mais eu por medo e precaução pedi um raio x, e hoje fui a outro hospital fazê-lo e mostrá-lo a um especialista que disse q o osso estava inteiro e que eu deveria ter rompido o ligamento, que eu iria usar uma tala de gesso por 10 dias mais que isso não iria recuperar totalmente que vai levar uns três a quatro meses para isso… estou preocupada gostaria de saber sua opinião. Obg!

     
    • Sara Azevedo

      26/04/2014 at 23:00

      Olá, na verdade seria interessante fazer uma RM pra ver o que houve, já que não ficou claro o que de fato aconteceu…. Me acompanhe Sempre…. abraços

       
  73. Neuza Grossi

    02/05/2014 at 21:20

    Sara que bom encontrar pessoas de boa vontade aqui na INTERNET. Tenho sofrido a anos com bursite trocantérica . A 3 anos fiz uma correção de lábrum e até uma bursectomia no quadril esquerdo a região do culote está sempre inchada e a dor espalha nesta região . Não posso tomar antinflamatórios por causa de uma nefropatia. Dentro da fisioterapia, ou compressas, devo usar calor ou frio em cima desta inflamação. O leiser ajuda a desinflamar? Já tive várias orientações médicas mas não tem dado resultados. Até compressa de sal grosso quente já me ensinaram…me responda por favor pois está muito ruim no momento…. Obrigada

     
    • Sara Azevedo

      03/05/2014 at 01:21

      Se estiver inchada a região e com dor recomendo o gelo, mas
      Pelo jeito seu caso é crônico, quando não estiver inchado e doendo pode colocar quente……
      Já o laser seria preciso fazer uma avaliação pra verificar as demais possibilidades de tratamento, o laser tem algumas contra indicações…
      Melhoras, abraço

       
      • Neuza Grossi

        03/05/2014 at 09:19

        Obrigada Sara pela resposta. Vou fazer e observar qual opção dá melhor resultado. Obrigada.

         
  74. Margareth Souza

    12/05/2014 at 22:07

    Estava na maior dúvida, mas o seu blog ajudou bastante!! Tenho 15 dias de lesão, mas no peito do pé. O médico disse para continuar a pôr gelo. Coloquei, mas doeu mais do que com a água morna. Já me disseram para por água com sal grosso. Vou começar a fisioterapia na quarta. Você recomenda o sal grosso na água, ou é bobagem? Beijos!

     
    • Sara Azevedo

      12/05/2014 at 22:30

      Olá, então, eu não sei dizer exatamente o mecanismo de ação do sal, mas mal não vai fazer, pise nele e aproveite para massagear a planta do pé. Abraço!

       
      • Margareth Souza

        12/05/2014 at 22:33

        Ótima ideia! Obrigada pela prontidão na resposta!

         
      • Neuza Grossi

        13/05/2014 at 21:57

        Um médico me disse que o sal grosso temo poder de puchar edema mas vou aproveitar sua dica da massagem na sola do pé.

         
      • Sara Azevedo

        13/05/2014 at 21:59

        Humm obrigada pela informação, de fato o sal absorve líquidos….então ta aí mais um motivo para por o sal grosso…. Abraços

         
  75. mauricio sobrinho

    11/06/2014 at 08:12

    tive um acidente cortei o tendão do dedo do pé, já faz 34 dias e agora não estou conseguindo fazer fisioterapia pois esta doendo muito, e depois que termino algumas horas depois o pé esta inchando…
    sera porque estou ficando muito tempo em pé, e não existe um jeito melhor de fazer esta fisioterapia sem dor…
    que faço pois estou sofrendo muito.
    a fisioterapia eu tenho também que fazer todo dia ou dias alternados

     
    • Sara Azevedo

      11/06/2014 at 09:32

      Não tem como saber sem fazer uma avaliação, pode ser por muito motivos. Já a fisioterapia o ideal é fazer todos os dias, mas precisa saber a origem dessa dor pra determinar o melhor tratamento

       
  76. rubennunes

    11/06/2014 at 11:25

    Boa tarde.

    Há umas semanas deixei aqui um post, mas deve ter sido apagado pois nunca obtive resposta.
    A minha situação é a seguinte. No inicio de Maio (2014) tive um entorse no tornozelo direito com ruptura de ligamentos. O pé ficou inchado à volta do tornozelo e depois foi ficando menos inchado com o passar dos dias e as dores foram passando, tendo conseguido andar, subir escadas e descer sem problemas. No entanto, continuo com algum inchaço no tornozelo, mais ou menos como o inchaço que aparece na foto deste post.
    Retomei o desporto 3 semanas depois do entorse e quase não senti dores nenhumas após os primeiros 2 treinos (basquetebol). Depois do 3º treino, queixei-me um pouco do pé novamente, pois parecia dorido, causando algumas dores em determinados movimentos.
    A minha questão é o que posso fazer para reduzir o tal inchaço que se mantém mais ou menos constante. Também já reparei que é sobretudo durante o dia (e ao final do dia) que se nota mais o inchaço, pois ao acordar o tornozelo parece menos inchado.
    É recomendado usar diariamente uma ligar para ajudar a reduzir o inchaço? O que se pode fazer?

    Obrigado e parabéns pelo Blog!

     
    • Sara Azevedo

      13/06/2014 at 10:06

      Faça fisioterapia no período que estiver jogando, pois por mais que esteja melhor ainda ficam algumas estruturas que não se recuperaram totalmente, e com o jogo acabam sendo forçadas e o organismo acaba reagindo e inchando.
      E após o jogo coloque gelo que ajudará a evitar o edema….

      Dói e incham mais aa noite pois as estruturas estão sobrecarregas pelo esforço do dia e o organismo reage a isso.
      Espero ter respondido. Obrigada por acompanhar o blog

       
  77. Sara Azevedo

    13/06/2014 at 10:03

    Recebeu minha resp?

     
    • R. Nunes

      26/06/2014 at 11:23

      Recebi. Recebeu a minha outra mensagem em continuação da outra que enviei?
      Obrigado.

       
  78. doris

    24/06/2014 at 15:42

    nossa, Sara, foi massa ler o seu artigo….eu torce o meu tornozelo e ja tirei a bota hje mas doi ..ai pensei bota quente ou frio kkkkkkk ….parabens amei…..

     
    • Sara Azevedo

      26/06/2014 at 09:59

      Que bom que pude ajudar, continue me acompanhando. Obrigada

       
  79. Alexandre ( Santo André )

    26/06/2014 at 22:43

    Boa noite Sara, me deparei com seu blog e sua informações a respeito desse problema de entorse, e eu estou com meu pé igualzinho a foto que vc postou, já faz um mês dessa torção jogando futebol, e ainda continua um pouco inchado, não está doendo como no começo, pois fiz justamente esse tratamento de gelo e antiflamatórios, e amenizou um pouco a situação, mais é só eu brincar um pouco com a bola e inchaço aumenta e também a dor volta, por favor tens algum conselho bom para me dar um vender rsrsrs, fazer compresssas de aguá quente e depois gelo funciona ???????? desde já agradeço sua atenção

     
    • Sara Azevedo

      26/06/2014 at 23:05

      O contraste ajuda muito, mas precisa tratar uma eventual lesão, pois se não recuperar os tecidos machucados sempre vai inchar qdo forçar… Faça o banho de contraste (gelo e quente) e fisioterapia para fazer alguns exercícios curativos e reabilitação

       
  80. Alexandre ( Santo André )

    27/06/2014 at 22:01

    Boa noite Sara, me deparei com seu blog e sua informações a respeito desse problema de entorse, e eu estou com meu pé igualzinho a foto que vc postou, já faz um mês dessa torção jogando futebol, e ainda continua um pouco inchado, não está doendo como no começo, pois fiz justamente esse tratamento de gelo e antiflamatórios, e amenizou um pouco a situação, mais é só eu brincar um pouco com a bola e inchaço aumenta e também a dor volta, por favor tens algum conselho bom para me dar um vender rsrsrs, fazer compresssas de aguá quente e depois gelo funciona ???????? desde já agradeço sua atenção

     
  81. michele sperandio

    27/07/2014 at 15:21

    Oi sara, a 18 dias caiu um banco de madeira no meu pé direito e inchou na hora a pancada foi forte, coloquei gelo de imediato e por mais 04 dias, fui no medico tirei radiografia não quebrou nada tomei diclofenaco de potássio por 10 dias. Bem a lesão não dói, mais ainda esta um pouco inchado e a +- 07 dias eu coloco o pé na água quente, sinto melhora . A pergunta é devo fazer o contraste após todo esse tempo ( quente e fria ). Por favor me responda , obrigado…

     
  82. Talita Neves

    20/08/2014 at 21:59

    Olá sou aluna de veterinaria e sofri um pequeno acidente , um touro literalmente pisou na minha perna, porem de raspão .. fui ao ortopedista e nao ha fraturas ou quaisquer lesao grave, porem ele pediu pra que eu faça compressa com gelo e use pomada.. pois minha perna esta toda roxa e edemaciada.. porem a duvida, qual das duas coisas eu faço primeiro? a compressa ou a pomada? ou tanto faz?e squeci de perguntar e agora não sei.

     
    • Sara Azevedo

      15/10/2014 at 09:34

      Olá Talita Sugiro que passe a pomada primeiro, depois o gelo, pois o gelo provoca uma diminuição do calibre dos vasos e passar a pomada depois do gelo vai dificultar que esse líquido do edema siga pra algum algum… Então, pomada antes, gelo depois Abraços

       
  83. regisngt

    23/08/2014 at 11:27

    Bom dia quebrei o primeiro metatarso fikei 30 dias com tala mas continua doendo o local e normal?

     
    • Sara Azevedo

      23/08/2014 at 14:14

      Olá, então vc ficou 30 dias parado, ele “colou”, mas
      Precisa fazer o tratamento de reabilitar pois a musculatura ficou muito fraca, o que favorece a permanência da dor

       
  84. Martins

    28/08/2014 at 23:44

    Gostei muito de suas informações!
    faz 4 meses que fraturei o tornozelo,talus e calcâneo, foram colocados 4 parafusos, agora o médico liberou para a fisio, mas antes disso, meu pé ficava todo inchado e roxo. ainda continua! procurei um angiologista e ele disse que os microvasos foram afetados e sempre vai ficar assim, inchado e roxo. Gostaria de sua opinião, percebi que a Dra. entende muito! por favor, diga o que devo fazer! Obrigado! foi o pé direito.

     
    • Sara Azevedo

      15/10/2014 at 09:30

      Olá Martins, teria que avaliar seu caso, mas se o angulosidade disse que afetou os vasos, de fato vc terá problemas cima circulação, mas a fisioterapia pode ajudar a amenizar o problema. Abraços

       
  85. Emanuel Spinelli

    15/09/2014 at 18:11

    por favor torci o dedo da mão jogando basquete e faz 4 meses que ele esta enchado e doendo o que eu faço não da de ir no medico demora muito por favor o que eu faço?

     
    • Sara Azevedo

      15/10/2014 at 09:25

      Olá Emanuel, Infelizmente vc precisa procurar um ortopedista, só ele vai poder dizer o que aconteceu. Abraços

       
  86. Pamela Cheles

    20/09/2014 at 11:33

    Meu irmao torceu o cotovelo, engessou e ficou 10 dias cm o gesso. O medico pediu para fazer compressas mas minha mãe não sabe se é de gelo ou com agua quente. O braco continua um pouco inchado e nao consegue esticalo totalmebte porque doi.
    O qie fazer?

     
    • Sara Azevedo

      20/09/2014 at 12:16

      Se ainda está inchado e doendo a todo instante melhor compressas de gelo por 20′ 3x/dia….
      Se dói só quando movimenta, e não está inchando muito, faça o mesmo tempo com bolsa de água quente

       
  87. Sara Azevedo

    20/09/2014 at 12:17

    Repouso!!!

     
  88. Felipe

    29/09/2014 at 11:00

    Bom dia Sara, assim como tantos outros, torci o tornozelo esquerdo jogando futebol (uma pancada do lado externo da perna esquerda, torcendo para dentro e pra frente). Vai completar 3 meses, já fui ao ortopedista, fiz raio-x, e ele só passoum um anti-inflamatório. Gostaria de saber se posso ir direto em um fisioterapeuta ou se ele vai precisar de mais exames pra poder passar algum tratamento. Consigo andar normalmente e vez ou outra é que sinto um incômodo, a não ser pra correr ou fazer um esforço maior que realmente ainda dói.

     
    • Sara Azevedo

      15/10/2014 at 09:24

      Olá Felipe, talvez vc precise do pedido do médico para realizar o tratamento, mas o exames ajudam na melhor análise do problema, seria bom se vc tivesse…. Abraço

       
  89. André

    10/10/2014 at 11:58

    Olá Sara, sou tecladista e em começo de agosto pisei num buraco e caí em cima da mão. Fraturei o radio (varias trincas no punho) e a ulna na parte onde tem aquele calombinho perto da mão. No dia em que retirei o gesso fui orientado pelo médico a fazer exercícios na água morna forçando a mão nos quatro sentidos para recuperar a amplitude dos movimentos do pulso. Porém ao conversar com a fisio para marcar a reabilitação ela foi contra a água quente e disse para colocar apenas gelo. Ela foi contra banho de contraste alegando que as temperaturas precisam ser muito precisas. Na semana passada a fisio foi apenas com ultrassom e choques para diminuir o edema e , na segunda passada dia 6/10 foi feita a primeira sessão forçando a mão e os dedos. Achei que ia ficar dolorido por um dia ou dois mas na quinta feira apesar de bastante gelo diariamente a dor ainda era bem forte principalmente no tendão próximo ao dedo médio dificultando mais ainda a tocar teclado, motivo pelo qual não fui à sessão de fisio. Hoje sexta está melhor mas a custa de cetoprofeno e dipirona que tomei de madrugada. Qual a sua opinião sobre isso? Obrigado e um abraço.

     
    • Sara Azevedo

      15/10/2014 at 09:22

      Olá André, obrigada por acompanhar o blog, cada um reage de forma diferente às lesões, e as lesões de mão em especial, são um pouco mais complexas, pois envolvem estruturas pequenas, então vários fatores podem contribuir com a demora da reabilitação, por exemplo: tempo que vc ficou imobilizado, sua sensibilidade a dor, estrutura óssea, local da lesão…..
      Para nós fisioterapeutas, é imprescindível a prescrição de exercícios e a dor faz parte da reabilitação…. Agora se a dor está demais para seus parâmetros, talvez seria interessante retornar no
      Médico para verificar se está havendo algum problema..
      Mas te adianto, reabilitação de mão é demorado e dolorido mesmo.
      Quanto a calor ou gelo só uma
      Avaliação para determinar o que seria melhor, se não tem muito inchaço o contraste é desnecessário…..
      Espero te-lo ajudado…abraços

       
  90. Vinicius

    15/10/2014 at 01:05

    Oi eu trinquei a perna ou tornozelo e fiquei 30 dias metade gesso e tala , eu tirei ontem e não sei o que fazer para desinchar a não ser o gelo , mas eu queria saber como voltar andar sem sentir dor , o meu medico falou pra tentar andar todo dia ,mas eu não sei se é para ficar sentado com o pé pra cima ou pra baixo, e não sei fazer exercicios para melhorar a perna e os movimentos, eu não consigo fazer os movimentos até o fim. por favor me de dicas de que posição devo ficar a maior parte do tempo , como desinchar e exercicios.

     
    • Sara Azevedo

      15/10/2014 at 09:12

      Olá Vinicius obrigada por acompanhar o blog…… Pelo que está me dizendo seu médico já te liberou exercícios, meu conselho é que vc procure imediatamente um fisioterapeuta para realizar a reabilitação, que ajudará na melhora da dor e dos movimentos…..
      Durante o tratamento o fisioterapeuta vai indicar os melhores exercícios para o seu caso….

       
  91. Raissa Danielle

    17/10/2014 at 14:09

    como passar o gelo se o tornozelo estiver imobilizado?

     
    • Sara Azevedo

      11/11/2014 at 16:41

      Ai não tem como colocar o gelo Rs…..o gesso já o tratamento. Abços

       
  92. karina

    11/11/2014 at 15:56

    olá Sara tudo bem? me chamo Karina e nesse sábado eu cai em um buraco, e machuquei o pé, no inicio não senti tanta dor, então ñ fiz nada! porém no dia seguinte estava muito inchado, coloquei gelo o dia todo até a noite porém ñ diminuiu, e hoje já é terça feira e o inchaço continua!! o que faço! ñ quero ir ao médico porq ñ dói tanto somente quando tento dobrar o pé!! acho que machucou na perte de cima, não tem hematoma somente um esfolado bem na dobra do pé! o que faço continuo colocando gelo?

     
    • Sara Azevedo

      11/11/2014 at 16:40

      Olá querida, pode continuar colocando o gelo se está inchado, mas não tem como deixar pra lá, pode não ser nada grave, mas vc só vai saber qdo procurar o ortopedista e tirar uma radiografia.
      Abços

       
  93. bruna

    17/11/2014 at 12:38

    Ola, cai com o joelho a uma semana atras, no momento não coloquei gelo nem nada, fui no hospital no diA seguinte. Ele enfaixou, e depois de uma semana ainda está inchado e não consigo me movimentar normalmente com o joelho afetado. Se eu colocar gelo depois de uma semana de inchado vai adiantar algo? Desinchar? Obg.

     
    • Sara Azevedo

      17/11/2014 at 23:43

      Ola Bruna, obrigada por aconpanhar o blog, então o gelo vai ajudar sim, pois os movimentos do joelho faz com que eles senpre permaneçam na fase aguda, com inflamação, dor e inchaço, o gelo vai ajudar bastante.

       
  94. Fábio

    17/11/2014 at 22:14

    Olá Sara, tive uma entorse jogando futebol e fui no médico que disse ser de nível 2 sem quebrar algum osso. E disse que a recuperação seria de 5 a 6 semanas, quando deu as 5 semanas consegui por o pé no chão e andar sem dor, mas o tornozelo continua inchado e não consigo caminhar normalmente pois está um pouco duro e inflexível, o que faço para que o inchaço saia, já tem uma semana a mais do que o esperado para a melhora, sendo que ponho o peso do corpo no pé e não sinto dor aguardo, obrigado

     
    • Sara Azevedo

      17/11/2014 at 23:40

      Não existe um prazo preciso, o médico te passou um período aproximado, mas já deve estar melhor visto que não sente dor, retome as atividades aos poucos, se puder fazer fisioterpaia a melhora será mais rápida…..
      Banho de contraste pode ajudar

       
  95. Dalcy marques

    04/01/2015 at 21:49

    Sara, sou jogador de volei e há meses estou com uma dor no ombro. Mas agora nao consigo mais jogar por nao efetuar o movimento do braço e pôr força no ataque. O que devo fazer? me ajuda.

     
    • Sara Azevedo

      04/01/2015 at 22:08

      Melhor procutar um ortopedista para ver de onde esta vindo esta dor. Por enquanto é bom não forçar jogando até descobrir o por quê… Abraços

       
  96. Siliandro Rocha

    28/02/2015 at 16:17

    Olá Sara, a três meses em uma luta de jiu jitsu recebi uma chave de perna que resultou em uma torção de grau leve no tornozelo… fiz todos os procedimentos corretos: gelo duas vezes ao dia durante 30 min, tomei antiflamatório, e fiz fortalecimento muscular durante aproximadamente um mês. Ando normalmente sem sentir dor ou inchaço, até consigo correr, mas tem algumas posições que meu tornozelo sente algumas desconforto…. No jiu jitsu muitas movimentações ficaram limitadas por causa disso.

     

Deixe um comentário