RSS

Os benefícios da massagem

17 Set

Que massagem é uma delícia todo mundo já sabe, mas que ela é um instrumento da fisioterapia pouca gente sabe.

Muitos fisioterapeutas “torcem o nariz” quando se fala da massagem, não é para menos, para algumas pessoas, fisioterapia ainda é sinonimo de massagem, mas fisioterapia está longe de ser só isso. Como eu disse, ela é apenas um recurso – pouquíssimas vezes usado, infelizmente, como método de tratamento das inúmeros patologias dentro da fisioterapia.

Mas eu que trabalho com massagens terapêutica em domícilio e em hotéis em São Paulo sei do seu valor, por que não é sempre que temos ultrassom e eletroestimulação por perto. E vamos combinar, depois de um dia inteiro de stress, viagens longas, longos períodos em uma só posiçãos, cansaço físico, tudo que a gente precisa é de  um bom banho e uma boa massagem para relaxar e recuperar as energias.

Mas é ai mais uma vez que entra o fisioterapeuta, porque quando o corpo pede socorro, só um profissional poderá dizer o que é melhor para seu paciente, porque quem já passou pela amarga experiência de uma massagem mal feita sabe que não é qualquer um pode por a mão.

Os músculos são estruturas importantes,que se não estiverem devidamente habilitados para exercerem suas funções trarão certamente,  problemas no futuro que nenhuma massagem poderá resolver, estou falando desde uma inflamação por uma manipulação errada até uma lesão de fibras musculares importantes, ou seja estou falando de coisa séria.

Massagem tem técnicas, não é só “passar a mão”, também não quer dizer apertar de qualquer jeito, é preciso  respeitar os limites dado pelo paciente e pelo próprio corpo dele, um bom profissional saberá reconhecer quando um músculo esta tenso, inflamado, quais estruturas precisam de mais atenção, que intensidade essa massagem pode ser realizada., enfim, tudo isso para promover o real realaxamento do músculo.

A massagem feita corretamente, promove uma série de efeitos benéficos para o corpo.

Dentre eles podemos citar o aumento do fluxo sanguíneo e linfático devido à manipulação do tecido, e essa manipulação diminui a tensão muscular, pois há liberação de substâncias vasodilatadores como a serotonia e a histamina, e a fricção, por mecanismos térmicos aumenta a permeabilidade das membranas capilares causando o relaxamento da musculatura, levando também oxigênio aos tecidos musculares.

Além do mais o músculos, por conta de estruturas como a actina e miosina, que são estruturas de contração muscular, permite que o músculo mantenha sempre uma contração básica, que aumenta com o cansaço, stress, etc, e com a massagem e a liberação das substâncias citadas acima, o córtez cerebral recebe essas informações e responde com o relaxamento do músculo em questão. Em outras palavras, é como você dissesse para o cérebro ” está tudo bem agora, pode relaxar, estou mandando aqui para você histaminas e serotonina para você descansar”. (Claro que o mecanismo não é tão simples assim, mas só queria que vocês entendessem como é o processo).

Isso para citar só os efeitos da massagem propriamente dita, mas  normalmente ela é realizada em um ambiente mais tranquilo com uma música adequada e óleos, que potencializam esse relaxamento tornando a massagem uma ótima arma contra o cansaço, stress e até para prevenção de maiores problemas no futuro. E é importante saber que não existe massagem só nas costas não, pode ser feita no corpo inteiro como: massagem no rosto, nos pés e mãos, conhecido como reflexologia, o shiatsu que é realizada em pontos de tensão, o akassuri, que é uma esfoliação do corpo com produtos específicos, seguido de massagem (uma delícia por sinal).

Além das outras em que são  utilizados outros materiais como: a bambuterapia, pedras quentes, etc. Mas todas com os mesmos objetivos: proporcioanar o maior relaxamento possível.

Relaxou só de ler?

Então corra e procure um(a)  fisioterapeuta e faça a sua.

VOCÊ MERECE!!!!!

Qualquer dúvida me escrevam

Ft. Sara Azevedo

CREFITO 43.083

11 8584-8504


 
2 Comentários

Publicado por em 17/09/2011 em Fisioterapia

 

Etiquetas: , ,

2 responses to “Os benefícios da massagem

  1. Susana Oliveira

    31/10/2011 at 20:24

    Essa é uma excelente profissional…parabéns pelo trabalho e sucesso. Bjs. Susana Oliveira.

     
    • Sara Azevedo

      01/11/2011 at 09:20

      Obrigada amiga. É sempre bom saber que temos pessoas por perto que torcem por mim. Beijos e já sabe se precisar de fisioterapeuta pode contar comigo.

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: