RSS

Plano Nacional para Deficientes Físicos e Intelectuais

21 Nov

Projeto do governo federal abrirá um amplo campo de trabalho para profissionais da saúde

A presidenta Dilma Rousseff lançou na última quinta-feira (17) um plano nacional para deficientes físicos e intelectuais numa cerimônia no Palácio do Planalto. O programa está organizado em quatro eixos: educação, saúde, inclusão social e acessibilidade.

Com investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014, o projeto prevê ações como transporte e escolas adaptados, créditos e incentivos fiscais para aquisição de produtos com tecnologia assistiva, entre outras. As ações serão executadas em conjunto por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. “O desafio com este plano é que o direito à acessibilidade e à cidadania sejam também assegurados de forma destacada às pessoas com deficiência no Brasil”, disse a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário durante a cerimônia.

Na saúde, o cuidado começa desde cedo, no neonatal, e engloba até a confecção de próteses e órteses adaptadas e ajustadas às necessidades das pessoas com deficiência. Parte da verba será aplicada em entidades da sociedade civil para ampliar os serviços que já vêm sendo prestados. Essas entidades terão que contratar muitos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Minha sugestão para o profissional é que ele procure se especializar na prestação de serviços às pessoas com deficiência. Não se contente em ser mais um, seja o melhor. Porque vai chover trabalho nessa área”, diz o presidente do CrefitoSP, Prof. Dr. Gil Lúcio Almeida, que esteve presente no lançamento do plano ao lado da terapeuta ocupacional Dra. Maria Cândida de Miranda Luzo, conselheira do CrefitoSP.

De acordo com o Censo de 2010, 23,9% dos brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência e 6,7% da população declarou ter uma deficiência severa.

O CrefitoSP enviou recentemente carta à Presidenta Dilma Rousseff (veja ofício 402/2011) sugerindo um programa de atendimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para pessoa com deficiência na família, na escola e no trabalho. O pedido está em análise na Presidência da República.

FONTE: http://www.crefito.com.br

 
1 Comentário

Publicado por em 21/11/2011 em Fisioterapia

 

One response to “Plano Nacional para Deficientes Físicos e Intelectuais

  1. Sara Azevedo

    28/11/2011 at 21:21

    Obrigada a todos que visitam o blog. Me escrevam sempre.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: