RSS

TENS

18 Jan

TENS (é a sigla de transcutaneous electrical nerve stimulation) usado primordialmente para DOR, mas como ele faz isso?

É o seguinte,  todas as informações do corpo são enviadas ao cérebro em forma  de impulsos elétricos através do sistema nervoso, e com a dor não é diferente,  só que ela usa um caminho específico para chegar até lá, através de um grupo de fibras nervosas,  denominada fibras C, ao colocar os eletrôdos na pele do paciente os impulsos elétricos que o aparelho emite são captados pelas células nervosas  presentes em todo nosso corpo e enviado através  de células mielinizadas* até o cérebro. Até ai tudo bem, só que para que esse estímulo seja eficiente contra a dor o impulso elétrico do aparelho deve ser maior do que o produzido pela dor, para que as células T** captem essas informações e bloqueiem o impulso da dor permitindo  que as ondas elétricas  do aparelho passem e chegue até o cérebro, bloqueando a transmissão das fibras C e consequentemente aliviando a dor,  a isso se dá o nome de TEORIA DAS COMPORTAS.

E o efeito pós aparelho se dá, pois em determinada frequências o corpo libera “enzimas”  como as dinorfinas, encefalinas e endorfinas  ( em dúvida sobre nomes de bebês?),  que são importantes para a manutenção do alívio da dor.

E o trabalho do terapeuta entra também na hora de ligar o aparelho, modulá-lo numa frequência  ideal para o paciente levando em conta o tipo de dor: crônica, aguda, irradiada, localizada, pulsátil entre outras e assim dispor os eletrôdos da maneira mais eficaz possível

*mielinizadas: são as que possuem mielina, que são enzimas compostas no sistema nervoso que tornam a condução de impulsos nervosos, mais rápida

**células T: são células de defesa do organismo, são elas que permitem que um impulso de qualquer natureza chegue ao cérebro (além de outra coisas que não nos interessam aqui  agora)

INDICAÇÕES:

DORES: pós-operatória, cervicais, dorsais, lombares, ciáticas, ATM, artrites, bursites, luxações, entorses, contusões, tendinites, enfim a grande maioria de origem muscular e ósseas, algumas de origem nervosa.

CONTRA – INDICAÇÕES: dores não diagnosticadas, pois pode mascarar um problemas maior, na região próximas ao marcapasso, três primeiros meses de gestação principalmente próximo ao abdome, sobre os olhos, em pessoas com problemas cognitivos , pele machucada e nunca sobre  o seio carotídeo(região da carótida).

Como vocês perceberam, apesar das contra-indicações, que são casos pontuais ele é um dos mais eficientes que existem para DOR.

Espero que tenham entendido.Qualquer dúvida me escrevam.

Até o próximo post.

Ft. Sara Azevedo

CREFITO 43.083

(11)8584-8504

 
1 Comentário

Publicado por em 18/01/2012 em Fisioterapia

 

One response to “TENS

  1. Roberto Blatt

    18/01/2012 at 18:25

    Bela aula! Aliás, você já tinha me ensinado numa sessão… Eu não lembrava que o efeito permanecia após a sessão. É o mesmo efeito que sinto com a pomada Moment… Pimentinha eficiente!

    Nomes para bebês? Gostei das sugestões… Melhor que Maiqueljequisson, rsrs

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: